domingo, 24 de julho de 2011

Marcha pela Educação

A chapa DialogAção marcou presença na Marcha pela Educação, promovida pelo movimento popular Levante do Elefante, SINTE, COMEM e diversos coletivos que lutam por uma sociedade melhor e são contrários aos DESmandos do governo Rosalba e prefeita Micarla.

As mensagens dos manifestantes eram de solidariedade aos professores, que ameaçados pelo Governo Estadual e judiciário, tiveram que voltar para a greve sem garantia efetiva de suas necessidades. A luta é de todos, mas nós, enquanto futuros educadores, temos o dever de nos sensibilizar com as lutas dos professores por mais dignidade, respeito e compromisso do Estado com a categoria. Abaixo as fotos e mensagens de nosso coletivo:















quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nossas Propostas

Gente do bem, segue abaixo nossas propostas para a gestão -2011-2012 do Centro Acadêmico Paulo Freire.


Lembrando que estamos abertos à sugestões e críticas! Nos mande um email: dialogacao@gmail.com



  1. Instalação do Fórum Temático Permanente:
O Fórum Temático Permanente tem como objetivo promover discussões sobre problemáticas e debates pertinentes no cenário educacional municipal, estadual e nacional. Pretende-se estabelecer um calendário com as datas e assuntos a serem discutidos.

  1. Participação no Fórum Estadual em defesa da Educação do Rio Grande do Norte:
Motivar e mobilizar os estudantes do curso de pedagogia para uma participação efetiva nas discussões referentes ao PNE – 2011/2021, e criar espaços para a discussão interna da agenda política educacional.

  1. Fortalecimento da Consciência Política Estudantil:
Objetiva a sensibilização dos estudantes para a participação e continuidade da atuação política nos movimentos relacionados à área da educação, entre outros movimentos sociais, através da comunicação efetiva com os alunos e divulgação a ser realizada pelo Centro Acadêmico e e mais instâncias do movimento estudantil da UFRN.

  1. Novo Estatuto:
Criação e aprovação em assembléia do novo estatuto, para um funcionamento legal das ações do Centro Acadêmico Paulo Freire, assim como a divulgação e exposição do mesmo para os estudantes de Pedagogia.

  1. Instalação do Mural do Centro Acadêmico Paulo Freire:
Instalar um ou dois murais exclusivos do curso de pedagogia, para informações e divulgações de atividades do Centro Acadêmico, eventos culturais e informações relacionadas ao curso de Pedagogia. 

  1. Revitalização do Espaço Físico:
Recuperar a sala do Centro Acadêmico Paulo Freire, para organizações e planejamentos de ações, estabelecendo um espaço de referência para os estudantes de Pedagogia, com o objetivo de oferecer a estes a abertura ao diálogo, sugestões, críticas e  propostas de ações aos membros do Centro Acadêmico.

  1. Cine Clube Educativo:
Criar um espaço em parceria com a Oficina de Tecnologia Educacional (OTE), para a exibição de filmes e documentários educacionais, para desenvolver a formação acadêmica.

  1. Dia Cultural:
Mobilização dos estudantes do curso no envolvimento de eventos culturais realizado no dia 23 de cada mês no Centro de Educação, em parceria com a coordenação do curso de pedagogia.

  1. Trote Solidário:
Estimular os calouros a pensarem e realizarem um trote solidário, levando em consideração a nossa responsabilidade social, enquanto futuro educadores.

  1. Encontro Integrativo dos Estudantes de Pedagogia:
A programação tem como objetivo a integração dos estudantes calouros e veteranos do curso de pedagogia.

  1. Blog Paulo Freire:
Criação e manutenção de um blog a divulgações das ações e propostas do Centro Acadêmico. Divulgação e informação de encontros, congressos, seminários científicos locais, regionais e nacionais.  Exposição de artigos, produções literárias e cartas abertas dos estudantes de pedagogia, bem como dos professores do Centro de Educação.

  1. Representatividade nas Instâncias do Centro de Educação:
Representar os estudantes de formar efetiva nas plenárias e reuniões do Conselho do Centro de Educação, bem como nos departamentos (Departamento de Fundamentos e Política Educacional e Departamento de Práticas Educacionais e Currículo).

  1. Dialogação:
Fomentar a interação dos alunos com o Centro Acadêmico e deste com as instâncias políticas da Universidade, com intuito de circular idéias e informações discutidas no âmbito acadêmico como um todo. Consolidar uma relação de coleguismo com os estudantes do curso, demonstrando sensibilidade e auxílio aos conflitos entre alunos, aluno-professor, professor-aluno e coordenação.

  1. Parcerias:
Buscar parcerias com instâncias educacionais superiores internas e externas à UFRN, com o objetivo de fortalecer e consolidar uma imagem política e acadêmica atuante e compromissada.